segunda-feira, 31 de maio de 2010

Merecemos?



Hoje Juiz de Fora completa 160 anos. Seria algo a se comemorar se fôssemos alheios ao que acontece em nossa cidade. A cidade que já foi considerada a "Manchester mineira" perdeu várias indústrias grandes, mas surgiram outras menores, é verdade. Perdemos muita mão de obra para outras "praças", porque não queríamos pagar bem os profissionais brilhantes que aqui fizeram escola. Perdemos oportunidades de investimentos por falta de flexibilidade de alguns, falta de visão de outros.

Perdemos aquele ar de cidade pequena e tranquila, o prazer de passear pelo centro se foi. Deu lugar a bagunça, muita gente desorientada, calçadas e ruas em péssimo estado e sujeira, muita sujeira.

Sujeira essa que saiu das ruas e corrompeu pessoas públicas, que causou episódios que botaram novamente nossa cidade nos holofotes da mídia, mas da maneira jamais desejada, jamais imaginada.

Nosso povo perdeu a esperança, uma cidade que se sustenta na maior parte com salário de comércio, que convenhamos, mal dá pra bancar uma faculdade. E olha que nós somos considerados hoje uma cidade universitária...

Juiz de Fora é uma cidade forte, seu povo também. Estamos passando por uma fase difícil sob diversos pontos de vista. Mas é na dificuldade que encontramos as oportunidades, e quanto mais difícil o desafio, mais genial é sua solução.

Será que nossa cidade merece isso tudo? Será que nós merecemos, como retribuição da falta de cuidado com que lidamos com inúmeras situações?

Deixo esta pergunta pra vocês, leitores, responderem.

(foto via JF em Pauta)

2 comentários:

  1. Vejo muitos profissionais que saem de Juiz de Fora para buscar outras oportunidades, que sejam reconhecidos pelos méritos profissionais. Hoje empresas pagam aos seus funcionários uma merreca de R$ 500,00 a R$ 600,00 e ainda acham que está pagando além do piso salário do emprego. Você não tem como trabalhar e estudar pq é dificil arrumar um emprego onde você possa pagar uma faculdade e se sustentar.

    ResponderExcluir
  2. A cidade está mudando. Hoje tem mais oportunidades com salários melhores do que há 5 anos atrás quando formei e posso testemunhar isto. Vários amigos que foram pro RJ já voltaram pra cá. Consegui trazer outros pra minha empresa com salário bem melhor do que quando comecei por aqui. É fato que a cidade tem problemas como qualquer outra de seu porte mas onde você tem uma cidade grande com cara de cidade do interior? A violência aqui ainda nem se compara com uma Contagem ou Uberlândia, cidades que são pouco maiores que JF. Cansei de cruzar essa cidade a pé de madrugada na época de universidade sem passar por nada. Se tem político podre no poder é porque os próprios juizforanos os colocaram lá. Por que sempre a grama do vizinho é mais verde? Já que fez um post focando as coisas negativas, faça um agora com as positivas pra gente tentar pesar?

    ResponderExcluir

Se seu comentário for digno de quem não leu o post até o fim, não tenho obrigação de aceitar.

Como também não aceitarei ofensas gratuitas, espero que você consiga defender sua opinião sem o uso de palavrões.

Por fim, seja eficiente em suas palavras. Escrever 50 linhas ao invés de 5 não te faz parecer mais inteligente, só o torna mais ignorado.