Interessante como ouvimos falar cada vez mais de modernizar, investir em marketing e publicidade para manter uma marca e promover produtos para depois substituí-los e agir como se nunca tivessem existido.
Ao meu ver, é um ciclo incompleto, quase um coito interrompido. Fala-se bem do produto, milhões são gastos em treinamento, comunicação e tudo o mais para que de um dia para outro ele deixe de existir, sem satisfação. E isso não é em produtos micados não.
Respeitar o consumidor é mais do que ser honesto na publicidade e pós venda. É respeitar a relação afetiva entre ele e seu produto.
Tomando como exemplo o Fusca, que dispensa apresentações em todos os sentidos: Nas duas vezes que ele saiu de linha por aqui (86 e 96) não houve nenhuma satisfação sobre. Já o Opala, até onde sei foi a versão Collection que vinha com um documentário sobre a história dele.
Quem nunca andou num Fusca? Foi o 1º carro de uma geração, a Coca-Cola dos automóveis. O Opala até hoje seduz muitos jovens. Boa parte da reputação de um produto é fruto de qualidade, eficiência e comunicação adequada, mas são os consumidores que realmente instituem e imaculam a imagem de uma empresa ou produto.
Isso não tira mercado dos novos, agrega um valor incalculável à marca. É o tal "Brand Feeling". A Mercedes-Benz é a mais tradicional por invocar toda a tradição de sua linha em seus comerciais, já a Volkswagen do México fez um belíssimo trabalho quando foi encerrar a produção do Fusca (lá chamado de Sedan/Escarabajo/Vocho), em 2003. Seguem os vídeos, definitivamente brilhantes:
Não lembro de ter visto isto por aqui no Brasil. Alguém se lembra de algum caso?
domingo, 2 de maio de 2010
Um comentário:
Se seu comentário for digno de quem não leu o post até o fim, não tenho obrigação de aceitar.
Como também não aceitarei ofensas gratuitas, espero que você consiga defender sua opinião sem o uso de palavrões.
Por fim, seja eficiente em suas palavras. Escrever 50 linhas ao invés de 5 não te faz parecer mais inteligente, só o torna mais ignorado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os taxistas não só encheram com o Sienna, tbm com o Corsa Classic....
ResponderExcluir