domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como limpar o cooler de seu notebook Dell

Antes de começar o artigo, avisarei 3 coisas:

1-Só faça o procedimento abaixo se você tiver calma e conhecimento básico de montagem de computadores (pelo menos).

2- O procedimento abaixo é o mesmo nos Dell: Inspiron 1525/1526 e 1545. Em outros, pode ser um pouco diferente, em ambos os casos, muita atenção e cuidado.

3-Este blog e eu não tem responsabilidade NENHUMA caso aconteça algum problema. Siga as instruções à risca e use as ferramentas certas. Se não fossem necessárias, não estariam descritas, ok?

Então vamos começar:

A maioria dos notebooks possuem sistemas bem simples de refrigeração, que depois de 1 ou 2 anos de uso travam ou ficam entupidos de sujeira, fazendo com que o equipamento esquente, causando lentidão, travamentos e em casos extremos a perda de arquivos e queima de peças. Segundo o manual de serviço da Dell, para acessar o cooler no meu Inspiron 1525 eu teria que desmontar teclado, tela, apoio de braço... Teria que desmontar metade do equipamento. Quando fui trocar o processador do mesmo, tive uma idéia para limpeza bem mais simples e que deu certo.

Você precisará de:

1 chave de fenda tipo "philips" 3/16 (a comum)
1 chave de fenda tipo "philips" 1/8 (um pouco mais fina que a comum)
1 toalha macia, maior que o notebook
Pasta térmica de qualidade e aplicador (recomendo Arctic Silver 5 ou Thermaltake Chill Factor)
1 vidro de álcool isopropílico. (encontra-se em farmácias e lojas de componentes eletrônicos)
1 caixa de hastes flexíveis de algodão ("cotonetes")
1 escova de cerdas finas e macias (uma escova de dente velha serve) bem seca
1 bocado de paciência

Desmontando

Pra começar, desligue o laptop e desconecte o cabo da fonte. Estenda a toalha sobre a mesa e coloque o notebook de cabeça pra baixo nela.


Tire a bateria, e use a chave de 1/8 para abrir a tampa maior. NÃO aplique muita força sobre o laptop, pra não danificar a tela.

Depois disso, a cena será mais ou menos esta:


O que nos interessa aí é o dissipador, que pode ser removido tirando os parafusos na ordem mostrada na foto abaixo

 
Amplie a foto e verá números próximos aos parafusos. Gire 5x cada um na ordem indicada (o 5º é o do chipset, mais afastado). Na 2ª vez que você fizer isso, ele certamente estará livre para ser retirado. Basta puxar o dissipador para cima com cuidado. Não recomendo desafrouxar cada um de uma vez para não gerar muita torção sobre o dissipador. Embaixo do chipset há um adesivo térmico que NÃO PODE ser substituído por pasta térmica (pois a superfície sobre ele é irregular e a pasta não cobrirá tal espaço). Evite tocá-lo.

 
Com o dissipador removido, passe a escova na "grelha" para tirar a poeira e deixar livre a passagem de ar. Aproveite também para retirar a pasta térmica do dissipador e processador com o álcool isopropílico. Caso não tenha, limpe com papel higiênico seco (não force para não empenar o dissipador). Por que não usar álcool normal, doméstico? Saiba aqui. Caso não saiba aplicar a pasta nova, leia isto. Outras pastas térmicas podem ser usadas, porém a temperatura será coisa de 10ºC mais quente do que se você usar uma de qualidade...
Limpando o cooler


Com o dissipador retirado, nesta região podemos ver melhor um pedaço da ventoinha. Pegue 2 cotonetes, dobre-os na metade e umideça um em um pouco de álcool (pode ser seco também, mas dará mais trabalho) e dobre o mesmo na metade. Com o cotonete seco, você segura GENTILMENTE e com muito cuidado uma hélice, enquanto limpa outras com o úmido.
Seja MUITO CUIDADOSO(A), não precisa aplicar força, ou você pode quebrar ou desalinhar o cooler. Caso aconteça, em ambos os casos ele pode até girar, mas vai vibrar muito e pode quebrar de vez.

Quando ver que todas as hélices estão limpas, monte o equipamento seguindo os passos indicados anteriormente, ao contrário.

Pronto, agora seu laptop está limpo internamente e pelo menos uns 10~15ºC mais frio.

O esquema acima pode ser feito em outros notebooks, atualmente eles não se diferem tanto internamente, mas os que tenho certeza que o procedimento é o mesmo acima, foram os que eu indiquei.
Boa sorte!

13 comentários:

  1. Boua... já fazia mais ou menos a mesma coisa no meu Vostro 1310... desmontar tudo pra limpar o cooler apeas eh cruel...

    ResponderExcluir
  2. Cara, você salvou minha vida! Meu inspiron já chegou a 80ºc, depois desse tutorial, ele fica na temperatura ideal e, eu tenho um suporte com 4 coolers para ajudar. Melhorou muito!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. caraa! Valeu mesmo!
    agora posso mexer sem preocupação =)

    eu abri e encontrei uma poeira de 5 cm + ou - ;O

    ResponderExcluir
  4. qual pasta térmia você usou e quanto custou?

    ResponderExcluir
  5. Funcionou!
    Cara parabéns pelo post. Salvou a minha vida.
    Tenho um Inspirion 1525 a 2 anos e ele começou a ferver. Limpei a sujeira que estava obstruindo a saída do calor. Tinha muito pó.
    Troquei tb a pasta do processador e agora está tudo ok.

    Dica: para limpar o dissipador (grade) usei uma agulha de limpar boca de fogão. Ele penetra todo o espaço da grade. Achei mais prático (vc compra em qq ferragem).

    Obs.: não tenham medo de fazer. Funciona e é fácil. É só ter paciência.
    Fazendo vc mesmo ficará muito melhor do q se levar a uma assistência.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Espetacular. MUITO ORBIGADO !

    Não sou "analfabit" mas tinha receio de mexer com hardware. Tua explicação precisa e com fotos em fez tomar coragem de, finalmente, limpar o notebook. Realmente parou de desligar nos filmes e a temperatura caiu para 40 graus (antes mais de 65).

    Abraço,

    Santiago

    ResponderExcluir
  7. fiz o procedimento sem problemas! só atentem para limpar a pasta térmica pré-existente com um papel higiênico antes de aplicar a nova pasta térmica!

    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Cara vc Salvou a patria hein..o meu Dell tava pessimo tirei tbm uns 5cm de sujeira, eu tab com ediçao de video ele nao tava finalizando nada pq desligava....Agora ta 100%....Só tenho uma coisa a acrescentar... Eu fui num amigo meu e dei um jato de ar, entao a Fase dos cotonetes eu solucionei com o Jato de ar, mas antes de fazer testem para ver c nao sai agua no jato ok...

    ResponderExcluir
  9. cara eu tenho medo de abrir meu notebook!!
    ele ta com esse msm problema,ele desligua sozinho toda hora!!
    vou ter q esperar minha mãe mandar consertar ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
    seu topico ficou otimo,seu eu aprender mais sobre notes,talvez eu abra-o
    flw aeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas! Ainda bem q vc colocou fotos.. dá pra entender melhor... vamos ver se agora funciona direito ;) Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Adorei esse post! Mas tô com uma dúvida: eu cheguei a fazer esse procedimento de limpar a grelha e tal antes de ver esse post, tirei um bolo de suejira e a temperatura, q tava a 90 graus, baixou pra uns 45, em idle. Mas acho que ainda tá alta e queria trocar a pasta térmica. Ela fica nesse dissipador, é isso? Fiquei em dúvida sobre onde ela tá exatamente no inspiron 1525..
    mto obrigada!

    ResponderExcluir
  12. O Meu faz um barulho ensurdecedor e parece que vai explodir. Vc acha que pode ser mesmo ocooler. Eu acho, mas nao tenho certeza.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o Tutorial. Meu notebook Dell 1525 estava chegando a 93ºC, e agora chega no máximo a 70ºC.

    Valeu pelas dicas, foram muito úteis.

    ResponderExcluir

Se seu comentário for digno de quem não leu o post até o fim, não tenho obrigação de aceitar.

Como também não aceitarei ofensas gratuitas, espero que você consiga defender sua opinião sem o uso de palavrões.

Por fim, seja eficiente em suas palavras. Escrever 50 linhas ao invés de 5 não te faz parecer mais inteligente, só o torna mais ignorado.